sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Lobão. Ronaldo Foi pra Guerra. Nostalgia. Clássico.


Esta semana, não sei o que me deu, comecei a cantar a música “Me Chama” do Lobão. Não a ouvi em nenhum lugar, não li nada sobre ela. Essas coisas “do nada” que sempre acontecem, sabe? Claro que não ia deixar o insight passar… Coloquei para tocar, então, o disco icônico do cantor “Ronaldo Foi pra Guerra”, de 1984.

É neste álbum que estão, para mim, as músicas mais legais do roqueiro brasileiro. “Corações Psicodélicos” é a principal. Só eu acho? Foi clichê, eu sei. É que ela é demais mesmo! Sem falar que tudo neste disco é muito simbólico, característico dos anos 1980. A gravadora, que é a RCA Victor, que foi a gravadora do Elvis Presley, do Little Richard, e aqui no Brasil do Nelson Gonçalves que vendeu por ela 78 milhões de álbuns. Hoje, ela faz parte do grupo Sony.

Bom, voltando, tem também a banda “Os Ronaldos”, claro! Com o próprio Lobão, a banda teve vida bem curta. Eles chegaram a gravar mais um disco, depois da saída do Lobão por motivos de mau comportamento, o “Stray Cat Gomalina”, mas o álbum não emplacou.

Quem já curtiu “Ronaldo Foi pra Guerra” em sua época, vale ouvir novamente. Quem não conhece, fica a dica mesmo! A música “Me Chama” é clássica de uma geração. Quem nunca cantou?



quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Kelly Clarkson. Stronger. Grammy. Melhor Álbum Pop.


Este disco é simplesmente incrível. Confesso que não esperava muito quando o ouvi pela primeira vez. Mas fui arrebatada e tinha total certeza que Kelly Clarkson ia faturar o Grammy de Melhor Álbum Pop. Torci muito e vibrei muito. “Stronger” (Sony, 2012) é uma sequência de canções ótimas, todas muito diferentes entre si, um pop rock gostoso, mas que formam um todo maduro, harmonioso e de muita qualidade. O álbum parou em algum momento de sua trajetória no primeiro lugar na Billboard.

O quinto álbum de inéditas de Kelly Clarkson é sem dúvida o seu melhor disco. O primeiro single, “Mr. Know It All” é uma de minhas canções preferidas, composição da própria Kelly – que não é lá essas coisas em letra. Na Austrália, foi o primeiro lugar em vendas no iTunes.

Outra canção que gosto muito é “Standing in Front of You”. Uma balada deliciosa também de letra fácil. Contudo, nenhuma encanta tanto quanto “Breaking Your Own Heart”, uma balada de letra mais forte, sobre medos e tentativas de fazer o amor acontecer. Linda, encantadora, dessas de ouvir a qualquer hora do dia para se sentir mais confortável com seus próprios sentimentos.

Um disco para qualquer momento, qualquer sentimento. Clarkson não decepciona.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Realismo. Alyssa Monks. Pintura? Fotografia?


Acredite ou não, são pinturas! Parecem fotografias de tão reais, mas essas obras-primas foram feitas com tinta a óleo sobre tela e são da artista estadunidense Alyssa Monks. Obcecada pelo corpo humano, Monks desenvolveu uma técnica impressionante para retratar imagens do cotidiano com o máximo de realismo. Em algumas pinturas, a artista se imagina sendo o retratado. Um desejo que também espera de seus espectadores. Querer que nos vejamos em suas obras. 


Se revelar a simbiose entre o real e o abstrato é seu objetivo, Alyssa Monks o alcança, uma vez que é impossível não duvidar se é ou não uma fotografia, pelo primor de trabalho. Nascida em 1977, em New Jersey, Estados Unidos, Alyssa começou a pintar quando ainda era criança. Sempre soube que queria ser pintora. Estudou pintura na Lorenzo de Médici, em Florença, uma escola bastante conceituada em artes e ciências, artes criativas e design.  Monks fez pós-graduação em Arte Figurativa na New York Academy of Art. Hoje, mora no Brooklyn, em NYC.


Espero ansiosa por uma exposição de Alyssa Monks na cidade! Você não?



terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Novo Conteúdo. Novo Momento. Mais Cultura. Sensibilidade Aguçada.


“A história cultural não é uma descoberta ou invenção nova. Já era praticada na Alemanha com esse nome “Kulturgeschichte” há mais de 200 anos.” 

“Outrora uma Cinderela entre as disciplinas, desprezada por suas irmãs mais bem-sucedidas, foi redescoberta nos anos 1970 (...) Desde então vem desfrutando de uma renovação...”

Trechos de: “O Que É História Cultural”, livro de Peter Burke.

Minha mais absoluta paixão! A partir de hoje o Sensibilidade vai estar com conteúdo diferente. Até aqui, só escrevia sobre música, novos e velhos discos e novidades relacionadas ao universo da música. A partir de hoje falarei sobre cultura em geral. Cinema, literatura, artes plásticas, teatro, moda, arquitetura e tudo o mais que estiver relacionado ao campo da cultura. Tenho certeza que quem me acompanha vai gostar das novidades e de estar antenado sempre com este olhar mais sensível.

Vamos continuar respirando cultura! Vem comigo?