quinta-feira, 22 de abril de 2010

Grande Questão


Semana passada rascunhei essas frases para reestrear este Blog:

Esperar ou partir para cima? Correr atrás ou deixar acontecer? O que aconteceria se eu mandasse currículo para todas as empresas, se me cadastrasse em todas as promoções, se beijasse todos que me querem, se comprasse tudo ou fosse a todos os lugares que recebo convite? Onde nessa correria toda, nessa ânsia de me sentir preenchida ou fazendo algo de minha vida, saberia quem sou eu o que eu realmente quero?

Pois é. A grande questão da existência humana se revelou novamente a mim alguns dias depois: sobre o que realmente temos controle?

Depois de rascunhar tais linhas, decidi passar um final de semana no Rio de Janeiro e partir para cima. Testaria as alternativas de movimentar o Universo – para quem sabe colher alguma boa reação. Mas há uma Verdade além do que podemos compreender que prova que não temos controle sobre nada. Uma aparente cólica menstrual me prendeu em um hospital e me levou a uma sala de cirurgia. Hoje, escrevo praticamente deitada, com muita dor e com longos dias sabáticos a serem “curtidos” com muito silêncio, calmaria e nenhuma atividade.

É o que sempre digo: se você não escolhe, alguém escolhe por você. E uma boa lição já aprendida é que, não passe, não passe nenhuma vontade. Porque é assim: o Universo tem sua própria lei. Deus tem seus próprios métodos e sobre alguma parte disso tudo você e eu não podemos fazer nada.

Tenho gostado de pensar que estou com Deus em um avião, sobrevoando por todas as mais incríveis paisagens deste mundo. Só que é Ele quem pilota. Eu apenas opino e sugiro. Mas também não sou uma passageira. Ele é o piloto; eu, o co-piloto. Neste posto minha opinião tem tanto valor quanto a dEle. A única diferença é que Ele tem mais experiência.

Ouvindo: Jeremy Camp – My Desire

Foto: Simone – com quem passei muitas horas conversando sobre os mistérios da vida e quem, nos últimos tempos, me pilhou muito para voltar a escrever.

5 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi Li!
Obrigada por escrever.
Amo seu blog! Amo mais ainda você.

Sabe...o que acho.
Tentamos a todo custo realizar nossos desejos, mas se ele não estiver do jeito que queremos na hora que queremos não precisamos "chorar" ou "pirar"....
Creio que precisamos não aceitar, mas entender que se não foi dessa vez pode ser em outra.
E aprender algo sobre nós mesmos em cada pedra no caminho.

Grande abraço, Si : )

Cris Pereira disse...

Eli, finalmente!

saudades dos seus textos... saudades maiores de você... fiquei preocupada, internação, intervenção, dor... nossa!

mas feliz por novamente poder "te ler".

qto ao texto, penso que tudo gira em torna das nossas escolhas... as vezes a gente acerta, as vezes a gente erra feio e carrega as consequência pro resto da vida (ou quase isso)... mas o grande barato é seguir tentando e escolhendo de novo, e outra vez, e assim por diante... rs

beijão! bem vinda!

Unknown disse...

Realmente queríamos ter o controle de tudo. Ter a certeza de cada ato feito ou não feito e suas consequências. Mas não podemos controlar tudo.

Querem, na verdade, nos controlar. Há uma guerra pelo controle de nossos pensamentos. Esses são as sementes das ações.

Que fazer?
Escolher. Deus, é mais experiente como você disse. Deixemos Ele dirigir tudo. Afinal Ele é o Criador. Nós as criaturas. O bom é que Ele aceita como somos e sonha com o que seremos!!!

beijos Eliana! Amo ler! E comentar aqui foi estupendo!

Anônimo disse...

Boa noite Eliana, vc poderia me add no seu e-mail, eu fiz confusão com seu nome te chamando de Fernanda, me desculpe. Meu e-mail é brazjurema@hotmail.com
Gostaria de fazer um pacto com Deus, e quero muito que vc me dê algumas explicações. Obrigada!