quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mikhail Baryshnikov em São Paulo.


23h35. Estava muito feliz por estar dentro de um taxi. Sono, dores fortíssimas nos dois joelhos e uma sensação incrível de deleite espiritual, contrariando todos os desconfortos físicos. O motivo para tal satisfação interna foi ter passado 80 minutos diante de Mikhail Baryshnikov, 62, maior ícone vivo da dança. Queria que o mundo – ou apenas o meu mundo – pudesse entender a importância desse momento. Desconcentrando-me desse plano, corrompido por dores e males, tentei elevar-me a outro lugar, à mente, à imaginação, para viajar um pouco mais por tudo aquilo que vi.

A leveza, a música, a disposição de dois monstros da dança deslizando sobre um palco. Baryshnikov e Ana Laguna, 62 e 54 anos, respectivamente, arrasaram. Como pode? Eu, ali, sentia tanta dor que nem ao menos conseguia ficar sentada com conforto. Mais que o condicionamento físico deles, a perfeição dos movimentos, o bom humor de Baryshnikov e até o solo dramático de Ana Laguna, foram inenarráveis. Quem é capaz de descrever a paixão por uma carreira? Muito mais forte que a paixão por outro ser humano, certamente. Quem é capaz de dedicar-se tão profundamente a algo que até o tempo é capaz de parar ou, minimamente, andar mais devagar do que para os seres humanos normais, os desprovidos de fissura.

Em vários momentos prestei homenagens a Deus. Agradecimento. Pela consciência de minha mortalidade, pela inteligência de aproveitar bem os meus bens, pela sensibilidade de meus sentidos que me permitem sempre estar mais feliz do que suponho poder estar. Se alguém acha exagero emocionar-se tanto, sugiro experimentar movimentar-se sozinho, trancado no quarto, ao som de alguma canção preferida. Sem medo, sem olhares, sem julgamentos. Quando estamos na plateia, nos projetamos no artista no palco. Transferimos para ele nossa vontade de ser livre, de saber ouvir música, de saber amar de verdade um corpo.

Três Solos e Um Dueto foi um presente para o meu corpo. Para a minha alma, foi um aviso de Deus em forma de arte acalmando minhas preocupações a cerca do futuro. Do que me espera os anos por vir, as escolhas que ainda não fiz e a paixão que tenho medo que acabe.

Ouvindo: Stella Errans – Cirque Du Soleil.

Um comentário:

Unknown disse...

"Amar mais à carreira do que outra coisa"... - me lembrou um dos episódios de House. Um músico que estava ficando sem movimentos, comentou sobre o "Algo Mais" que ambos tinham e o que falta às demais pessoas que não trabalham naquilo que mais amam, que não possuem algo que fazem extremamente bem e não sabem fazer outra coisa. Uma atividade que é a vida deles. Os outros têm outras coisas... mas quem tem esse "Algo Mais" não tem tempo para ter família, amor, lazer. A vida deles é a carreira. Tirar a carreira é tirar deles a vida, pois sem a carreira não possuem mais nada, nem família, filhos ou amor. >>> SINISTRO!!!