sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Breaking News de Michael Jackson.


Saiu a tracklist do álbum MICHAEL. Dez músicas farão parte do primeiro álbum póstumo, previsto para chegar às lojas em Dezembro. A bem sucedida Hold My Hand, em parceria com o Akon, está entre as dez. Outros dois duetos contam com Lenny Kravitz e 50 Cent.

MICHAEL ALBUM TRACKLIST:

1. Hold My Hand (Duet with Akon)
2. Hollywood Tonight
3. Keep Your Head Up
4. (I Like) The Way You Love Me
5. Monster (Featuring 50 Cent)
6. Best Of Joy
7. Breaking News
8. (I Can’t Make It) Another Day (Featuring Lenny Kravitz)
9. Behind The Mask
10. Much Too Soon

Nesta última semana, Breaking News ficou disponível em streaming para os milhões de fãs do cantor. Opiniões diversas invadiram a rede e muita polêmica em torno de sua voz. É ou não Michael Jackson?

Ouvi Beaking News muitas vezes para poder tecer uma opinião isenta de emoções. Não é porque é o primeiro single “póstumo” que vou dizer “Ooh, que som”. Sei. O mundo ficou meio agitado com essa prévia. Desde 2001, com Invincible, nenhum álbum novo de Michael Jackson foi lançado no mercado. O jejum de quase 10 anos causa sim um movimento.

A batida é dele, embora eu não resista em contar que lembrei do Backstreet Boys. Quando começa a cantar, contudo, não me parece ser ele. Não vou entrar na polêmica e dizer que não é Michael Jackson cantando. Acho apenas que a voz está fraca para ser reconhecida como a dele; aquela voz que consegue ser forte e frágil ao mesmo tempo. Parece que o “photoshop” sonoro não conseguiu potencializar sua voz e deixá-la no nível da batida. Faltou fôlego. Não ignoro que essa música não tenha sido finalizada por ele. Sabe-se lá como ela estava quando pensaram em terminá-la, mas não sinto que MJ tenha se colocado ali. E aqui concordo com alguém da trupe dele que disse ser um erro esse lançamento, pois se MJ não a inseriu em algum álbum é porque não a achou adequada.

Meu maior incômodo, contudo, está na letra. O sentimento do astro era realmente esse, de insuportável indisposição quanto à perseguição obsessiva da mídia, mas daí que a música chamariz do álbum fosse essa, achei um pouco demais. Pode ser exagero e até emotivo demais. É que penso que um artista como Michael Jackson merece que todas as obras póstumas – que sabemos que há muitas músicas inéditas gravadas – sejam tão marcantes como as que já foram lançadas. Para mim, hoje, Breaking News traz de volta uma discussão desnecessária. A mídia que o perseguia, que alimentava todos nós que gostamos de ler a seu respeito – muito mais os que adoravam ler sobre suas desgraças. Romântica ou não, eu esperava uma canção que falasse do que ele gostava de falar não sobre sua dor. Amor, desamor, encontros, desencontros, o amor à dança, à música, frases de efeito de encorajamento ou sua incansável busca por um mundo melhor. São muitos os elementos característicos de suas letras. Mesmo que eu olhe por outro ponto de vista, de que a canção representa um desabafo (em 2007) sobre o que o levaria à morte – e não falo da overdose, mas do cansaço de viver entre tantos que só o viam com um “estranho”, como fala a letra, não me convenço.

Breaking News terá vida curta. Uma pena. É esperar o álbum sair para ver se a seleção conquista pelo todo. Se as demais músicas seguirem essa linha e se o objetivo for lucrar acima de tudo – e mais uma vez em cima de MJ – acho que conseguirão. Todos os fãs comprarão o álbum, eu inclusive. Bom ou não é mais uma obra e qualquer pessoa que o tenha admirado com sinceridade irá querer. Agora, se o objetivo é dar continuidade ao brilhantismo do seu legado, talvez algumas canções devam ser colocadas numa gaveta secreta. Não quero e não gosto de pensar que Breaking News realmente seja a definição de “Todo mundo querendo um pedaço de Michael Jackson”.

Ouvindo: Michael Jackson – Ain't No Sunshine

Nenhum comentário: