segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Sandy em São Paulo.


Com roupas delicadas, em plissados e rendas, Sandy já estava ao palco quando as cortinas do Citibank Hall subiram, anunciando o início do segundo show da turnê Manuscrito. Depois do hiato de três anos, a cantora empolgou a plateia, como nos velhos tempos. O cenário rústico, composto por penteadeira, abajur, lustre e outros móveis e acessórios vintage, proporcionou um clima intimista e delicado. Até os telões, costumeiros dos grandes shows, no espetáculo de Sandy estavam como ela: suaves, criativos e com muito bom gosto. No espelho da penteadeira decorativa via-se o show, capturado de diversos pontos e sob várias formas de olhar. Perfeito.

Pés cansados abriu o show. Com uma banda afinadíssima – que arrasaria até sem a protagonista – o público se rendeu e cantou o mais alto que pôde. O setlist prosseguiu com as canções de seu primeiro álbum solo, intercaladas por sucessos de outros artistas como: Corinne Bailey Rae, KT Tunstall, Oasis, Marisa Monte, Lulu Santos e Lenine. Discretamente insegura, na interpretação de Beija Eu, de Marisa Monte, Sandy entregou a emoção que vivia naquela noite. Retornar aos palcos, agora sozinha, era um desafio que só aumentava conforme o tempo passava. Nesses três anos, seu irmão, Junior Lima, já se enveredou em diversos projetos. Do passado, Sandy trouxe ao palco - para o delírio dos fãs - as canções Turu Turu (Quando Você Passa) e Estranho Jeito de Amar.

Compreensão, contudo, foi a palavra que faltou. Não imagino que seja tão difícil para os fãs entenderem que a realidade hoje é outra. Ela cresceu, é casada, mudou de estilo e tem uma proposta diferente daquela que a lançou. Ávidos para reviver os gloriosos anos de Sandy & Junior, a grande maioria da plateia não respeitou alguns limites. Decepcionante cena quando alguém localizou o Junior na plateia. Sem o menor respeito, garotas saíram em disparada em direção a ele, não se importando com a artista no palco, menos ainda com o incomodo que causaria ao próprio Junior e à família. Junior teve que sair escoltado pelos seguranças, no momento que a plateia perdeuo totalmente a compostura subindo em mesas e cadeiras. Sandy cresceu, mas seu público não. Triste.

Ela pareceu estar muito feliz. Foi bem acolhida e aplaudida. Sem muitas pretensões – como falou diversas vezes – fez o show para quem a queria. E fez muito bem feito. Cantou, tocou, dançou. Provou que a simplicidade funciona quando se tem algo a oferecer. E sem julgamentos, ela tem sim algo a oferecer.

Ouvindo: Tão Comum - Sandy

2 comentários:

Suellen disse...

Parabéns pelo post, Eliana. Eu tb estava lá e tive a mesma sensação q vc: a Sandy é uma artista madura, q tem o q mostrar. Ela, realmente, cresceu. Só o público q não... Mas, enfim, foi um lindo e emocionante espetáculo!

Eliana de Castro disse...

Obrigada, Suellen.
: )