quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Glee Warblers. Código de Ética. Feliz 2012!

Uma das coisas mais legais que fiz neste final de ano foi voltar a escrever um diário. A ideia veio de uma conversa com as lindas Paula Mariano e Beatriz Grantham. Comprei um caderno e tenho escrito todos os dias como eu fazia há... Hum... 20 anos? Às vésperas do meu aniversário de 30 anos – bem vividos, que fique muito claro – voltei a algumas práticas adoráveis.

Coloquei para tocar um dos discos mais fofos de 2011 – Glee Warblers (Sony, 2011). De verdade. Cada canção é de emocionar! Talvez, porque me lembra os grupos a capela que eu ouvia quando adolescente. Enfim, Glee Warblers é a trilha sonora para uma listinha importante que vou colar na capa do meu diário. Vou chamá-la de Código de Ética.

Sou praticante de SwáSthya Yôga há dois anos. Não há palavras para explicar as mudanças que o Yôga fez em minha vida. Mas não quero falar sobre isso agora. Só estou comentando porque meu Código de Ética é baseado – e em muitos itens literalmente copiado – do Código de Ética do Yôga escrito pelo Professor DeRose.

Glee Warblers começa com “Teenage Dream”. E que delícia é lembrar do jeitinho do Blaine cantando esta música. Uma das grandes novidades da 2ª Temporada de Glee sem sombra de dúvida foi a entrada do Blaine com seu grupo Warblers. “Hey Soul Sister” é outra delícia. O disco todo, sério. Acredito que neste caso não dá para citar cada canção porque eu só conseguiria falar “maravilhosa”, “incrível”, “emocionante”. O álbum Glee Warblers é mais uma prova da sensibilidade desta série.

Por que estou escrevendo um Código de Ética? Bom, me fiz essa pergunta também. Mais do que ter um norte para ser uma pessoa cada vez melhor é tentar fazer alguma coisa pelo entorno. Não sou dessas que ficam esperando sentadas e muito menos colocando a culpa em outras pessoas.

Infelizmente – ou felizmente – 2011 foi um ano muito difícil para mim em termos de relacionamentos. Rompimentos sérios aconteceram e rompimentos improváveis. Hoje, depois de uma séria faxina emocional, acredito que certas coisas aconteceram para eu amadurecer meus conceitos e, pela primeira vez na vida, aprender a romper. Sempre tive essa dificuldade. Apesar de ser considerada tão “de personalidade forte”, sempre, sempre, sempre preferi resolver e consertar a abandonar ou romper. A verdade é que, algumas coisas em sua vida nunca vão andar de verdade enquanto conceitos ou práticas forem contraditórios. É importante olhar com honestidade para suas próprias escolhas e admitir que nem tudo o que você fez ou quis foi inteligente. E isso não é vergonhoso. E que fique muito claro: seja o que for que você queira deixar para trás – ou quem quer que seja – não deixe com sentimentos ingratos. Por pior que tenha sido qualquer coisa, alguma satisfação te causou ou nunca teria permitido tal vivência. Negar qualquer felicidade que algo ou alguém tenha causado é falta de gratidão sim. Pelo menos, eu acho que é.

Em 2012 quero isso para mim e desejo fazer o mínimo de diferença na vida de quem eu passar.


Será inadmissível não conseguir superar uma emoção a fim de evitar um desentendimento com alguém.
Emoções pesadas sujam mais o organismo que fumar, beber e comer carnes.
Não agredir gratuitamente outro ser humano.
Não compactuar com outras pessoas que agridem gratuitamente.
Não ser conivente com acusações e difamações.
Defender energicamente os meus direitos.
Falar sempre a verdade.
Praticar o desapego de objetos materiais.
Praticar o desapego de pessoas – sem confundir com descuido.
O ciúme e a inveja são manifestações censuráveis do desejo de posse de pessoas, objetos ou realizações pertencentes a outras pessoas.
Consumir alimentos saudáveis e limpos.
Estar limpa interiormente compreende não alimentar minha mente com imagens, ideias, emoções ou pensamentos intoxicantes como: tristeza, inveja, impaciência, irritabilidade, ódio, ciúme, cobiça, derrotismo e outros sentimentos inferiores.
Ser tolerante com pessoas que não compreendem a limpeza de forma tão abrangente.
Extrair contentamento de todas as situações.
Auto-superar-se sempre!
Buscar o autoconhecimento mediante a observação de mim mesma.
Estar sempre interiormente segura e confiante de que a vida segue o seu curso, obedecendo às leis naturais, e que todo o esforço para a auto-superação deve ser conquistado sem ansiedade.

O Glee Warblers traz canções interpretadas pela “The Dalton Academy Warblers”. Os Warblers venderam 1,3 milhão de faixas acrescentando ao Glee o total de 26 milhões de singles e 10 milhões de álbuns vendidos no mundo. Glee é um sucesso porque além de interpretaçõs lindas fala de humanidades. Defeitos e qualidades de todos nós. Que o seu Código de Ética caiba perfeitamente em seus esforços e que tenha o único e exclusivo motivo de te fazer mais feliz. Que 2012 seja um ano diferente em sua vida, porque você será uma pessoa melhor.

Que em 2012 você ouça ainda mais músicas inspiradoras porque elas nos ajudam a ser melhores. Se é um lugar ao sol que todos nós desejamos, sendo plenamente aceitos por quem somos, que o primeiro passo seja uma reflexão sincera do que temos a oferecer.

Nenhum comentário: