sábado, 3 de dezembro de 2011

Hoje – Uma Reflexão. O Que Você Quer Saber de Verdade?


Coloquei o novo disco da Marisa Monte “O Que Você Quer Saber de Verdade” (EMI, 2011) para tocar e assim que ele acabou decidi que devia voltar a escrever. Depois de meses recolhida, revendo e descobrindo sentidos, tais canções me estimularam a colocar no papel o que valeu, o que não valeu a pena em 2011 e verdades que quero levar para 2012.

Muitas pessoas devem estar felizes por terem conquistado em 2011 um novo amor. Outras - e neste grupo estou - estão muito felizes porque descobriram que mais legal do que estar apaixonada por alguém é estar apaixonada por si mesmo. Pode parecer meio piegas, mas quanto do que falamos ou cantamos sobre o amor não é piegas? Acontece que é verdade. Descobri que é preciso muito mais coragem para se apaixonar por si mesmo do que por outra pessoa. Que exige muito, mas muito mais esforço para se dar presentes do que para se sacrificar por outra pessoa. Há ainda entre nós aquele hábito de que sofrer por alguém é algo nobre, algo que deve ser arrastado como um peso e dividido com o maior número possível de pessoas.

Este ano coloquei todos os meus grandes amores em uma caixa bem enfeitada na sala de arquivo de minha memória. E me convém sempre dar uma olhadinha nela para refrescar meus novos conceitos de que os velhos não precisam mais de espaço, mas que bom que eles existiram. Os amores são como as boas canções, sempre voltaremos a ouvi-las, mas elas nunca conseguirão fazer parte de outra época que não a que nos causaram as primeiras emoções. E faz bem ouvir essas canções quantas vezes sentir vontade. Como pensar em alguém do passado pode fazer bem quando lembramos como um momento nosso, merecido – e tomara que, bem vivido.

Fui comigo mesma a todos os shows que quis, vi comigo todos os filmes pelos quais me interessei; jantei, li, ouvi, chorei, sorri, encontrei e me despedi, e eu não saí do meu lado.

Hoje, acredito que o segredo do amor é a capacidade de fazer sozinho o que se deseja fazer com alguém.

Poder ouvir um disco tão romântico sem sentir uma dor, uma expectativa, é uma delícia. Hoje, acredito que se o amor não faz mais sorrir do que chorar, ele não vale a pena. Hoje, não troco inesquecíveis cinco minutos ao lado de alguém por dias, meses ou anos medíocres. E que Deus me ajude a não querer mais de alguém do que essa pessoa é capaz de me dar.

Marisa Monte traz em “O Que Você Quer Saber de Verdade” a leveza do amor, cheia de melodias graciosas e letras verdadeiras. Pode ser que o disco não agrade quem não tiver tirado tantas conclusões sobre o amor este ano ou a vida inteira. Não que tudo faça total sentido para mim. Só vejo hoje o amor como uma bela canção que pode durar no tempo dos homens apenas alguns minutos, mas que dentro, bem dentro do coração duram mais, horas, dias, meses, até se transformarem em algo que transcende uma pessoa.

A letra de “Amar Alguém” é a prova disso: “Amar alguém só pode fazer bem/ Não há como fazer mal a ninguém/ Mesmo quando existe um outro alguém/ Mesmo quando isso não convém/ Amar alguém e outro alguém também/ É coisa que acontece sem razão/ Embora soma, causa e divisão/ Amar alguém só pode fazer bem/ Amar alguém não tem explicação/ Não há como conter o furacão/ Amores vão embora/ Amores vêm/ Não se decide amar e nem a quem/ Amar alguém só pode fazer bem/ Seja só uma pessoa ou um harém/ Se não existe algoz e nem refém/ Amar alguém e outro alguém também/ Amar alguém só pode fazer bem”

Produzindo pela própria Marisa Monte, o disco tem co-produção de Dadi e foi gravado entre dezembro de 2010 e maio 2011. Traz parceria com Arnaldo Antunes, Lucio Maia, Pupillo e Dengue (Nação Zumbi). Com mais de sete milhões de discos vendidos e três Grammy Latino, Marisa Monte está em seu oitavo disco. Fecha o ano com leveza, trazendo a esperança de que amores melhores e maiores virão.

Vale comprar e se entregar. Quem sabe até colocar para tocar enquanto se faz a tradicional lista de promessas de ano novo.

Nenhum comentário: