quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia do Rock. Significados. Guns n' Roses e Memórias.

Falou-se tanto sobre o Dia do Rock, mas, afinal, o que significa o rock para você? Para mim, é o início de minha paixão pela música. É a trilha sonora de minhas recordações de infância e o som que representa uma das pessoas mais importantes de minha vida: meu irmão, Emerson. Hoje, como muitas pessoas, tirei o mofo de alguns discos e deliciei-me ao som de clássicos que emocionam. Cada um por um motivo.

No quarto anexo à minha casa, funcionava o “estúdio”. Era ali que meu irmão ensaiava com sua banda. Herros Umanos! Como eu amei essa banda, como vibrei em seus shows e acompanhei cada ensaio como o evento mais importante de minha badalada infância. O que eles tocavam? Fácil, hoje o que podemos conferir em qualquer lista de hits dos anos 1990. Metallica, Faith no More, Guns n’ Roses, Alice in Chains, Iron Maiden, Pearl Jam e outros conhecidos nomes. Todos os dias quando eu chegava da escola, abria uma garrafa de coca-cola – ainda de vidro – e ouvia tais discos no 3 em 1 da Gradiente do meu irmão. Lembro que eu ainda roubava suas camisetas de bandas para ir à escola.

Uma música em especial que me marcou – e os Herros Umanos curiosamente nunca tocaram foi “Runaway Train”, do Soul Asylum. Essa música me emocionava tanto, tanto. Hoje, tive o prazer de resgatá-la. Entre tantas outras músicas importantes em minha história, ouvi quatro discos inteiros: “Is This It” (Sony & BMG, 2002), The Strokes; “Brothers in Arms” (Universal, 1987) do Dire Straits e, claro, “Use Your Illusion I” e “Use Your Illusion II” (Universal, 1991) do Guns n’ Roses, álbuns que elejo como os mais importantes do rock na minha vida.

Enquanto me recordo de momentos mágicos com aqueles vinis, rola na minha playlist: “November Rain”, “Don’t Cry”, “Patience”, “You Could Be Mine” e “Knockin On Heaven's Door”.

O Dia do Rock, instituído depois do inesquecível show “Live Aid”, realizado em 1985 em favor dos famintos da Etiópia, todos os anos é comemorado pelos amantes do gênero. Cada um à sua maneira resgata sucessos que marcaram e que contam um pouco sobre os sentimentos, vivências, pessoas e sonhos perdidos – ou realizados. Gostoso relembrar. E talvez, mais ainda, voltar à mesma idade que se tinha quando o hit aconteceu. “Shed a tear cause I'm missing you. I'm still alright to smile...”. Aos nove anos de idade, eu sonhava em ser bailarina e estilista. Dançava e desenhava praticamente o dia todo... Sonhava em ser uma mulher livre. E a ideia de liberdade curiosamente é a mesma que experimento hoje. Aquela sensação rara de não ter nada que possa me impedir de sentir, de viver qualquer coisa.

O rock pode ser definido de várias formas. Pode ter vários significados de acordo com uma época ou cultura. Para mim, contudo, o rock sempre será a porta que me abriu para o mundo que desfruto com imenso prazer, o da música, o da música que não existe para simplesmente embalar, mas para tocar a alma e escrever história.

Nenhum comentário: