quarta-feira, 6 de julho de 2011

Matthew Morrison. Estreia. Item de Colecionador?

Comprar ou não comprar o álbum de estreia de Matthew Morrison? Minha querida amiga Isabella Cesar procurou-me com esta dúvida. Como todos os produtos de Glee que chegam às lojas e logo desaparecem, imagino que esteja acontecendo o mesmo com o disco Matthew Morrison (Mercury, 2011). Item de colecionador apenas?

Enquanto ouço novamente o álbum, fico a pensar no peso que Matthew Morrison carrega nos ombros. Como desvencilhar-se de um papel tão estrondosamente de sucesso? Como mostrar esse diferencial sem cair no “mais do mesmo”?

“Still Got Tonight” é uma boa canção romântica. Nela, Morrison canta como o vemos em Glee, em interpretações como “Dream on”, que para mim é a música mais sexy de Glee. Ele coloca toda a emoção que pensa caber numa boa canção romântica pop.

“Summer Rain” é a minha preferida. Leve, gostosa, despretensiosa e, claro, sexy. Matthew tem uma sensualidade que deve sim ser explorada. Longe dos suéteres do professor, ele é um homem charmosérrimo. E vale citar um ensaio que ele fez para a Vogue America ao lado de Raquel Zimmerman... Lindo!

“Hey” segue a mesma levada de “Summer Rain” – o que podemos chamar de hit de verão, uma boa canção para se deixar levar.

“Don’t Stop Dancing” é fraca, bem fraca. A sensação que tive é que faltou canção para colocar no lugar e prevaleceu o dito “não tem tu, vai tu mesmo”. Talvez eu tenha pouquíssima paciência para canções que chamo de “punhetagem”. Eu sei, pouco fino de minha parte. É que repetições exageradas de frases em qualquer canção cansa meus ouvidos e minha beleza.

“Somewhere Over The Rainbow” é um dueto preguiçoso com a bela Gwyneth Paltrow. Sinceramente, achei que o casal poderia ter prestado uma homenagem mais entusiasmada à clássica canção que consagrou Judy Garland no filme “O Mágico de Oz”, em 1939. A melodia é meio assim – se é que me entende –, mas a letra é belíssima. Uma canção cheia de mensagens sensíveis e só por isso a música vale muito a pena.

“Algum dia eu queria que uma estrela atendesse meu pedido, me levando para além das nuvens, deixando tudo para trás, onde os problemas derretem como balas de limão”.

Com Sting, Morrison canta “Let Your Soul Be Your Pilot”. Também senti falta de uma empolgação. É algo que não entendi neste disco. As canções mais clássicas ficaram devendo uma interpretação a la Will Schuester. E o dueto com Elton John? É a única canção que não vou opinar porque não tenho opinião formada e porque acho que cada um a ouvirá de um jeito.

Para mim? Matthew Morrison é talento demais para um disco tão pouco empolgante. Metade convence com o pop “mais do mesmo”, a outra metade faltou sua energia, aquilo muito louco que sabemos que ele tem porque ele mostra em Glee. O que houve? Não sei. Mas também é só uma opinião, digamos, frustrada de uma também fã de Glee e de Morrison que esperava suspirar em cada canção. Mas continuo amando Matthew Morrison sem sombra de dúvida. E ao som de “Summer Rain”.

Nenhum comentário: