quarta-feira, 23 de maio de 2012

Fame. O Musical. Case para Estudo.



Tenho duas perguntas, por enquanto sem respostas, sobre a versão brasileira do musical “Fame”, em cartaz no Teatro Frei Caneca, em São Paulo. Conferi a apresentação fechada para convidados, ontem, estrelada por Corina Sabas, substituta da atriz principal Paloma Bernardi que foi afastada, segundo comunicado oficial, por um problema na corda vocal.

É louvável a iniciativa de produtores brasileiros em tentar tornar musicais de sucesso em versões tão boas quanto as originais. Acredito que é assim que se aprende: tentando. É louvável mais ainda o empenho dos atores de musicais – falo dos autênticos – que dedicam suas vidas ao canto, à dança e à interpretação em um país que não permite que pessoas se dediquem mais de oito horas por dia a essas artes. Privilegiados são os que conseguem fazer qualquer uma dessas atividades uma hora por dia, no momento que podemos chamar de “válvula de escape”.

Reconhecendo a importância desses dois pontos, passo para as minhas perguntas:

Produtores, por que vocês ainda optam por atores “celebridades” em vez de atores especializados em musicais? Quem acreditou que Paloma Bernardi levaria mais pessoas ao teatro que a Corina Sabas? Quem é Corina Sabas? Pode ser uma pergunta-resposta. Entendo as justificativas do marketing. Agora, em um mundo no qual a internet tem tanta força quanto à televisão, um bom vídeo de Corina Sabas, com sua voz e performance maravilhosas, não convidaria pessoas com mais eficácia?

Atores que não dedicam suas vidas aos musicais, uma pergunta, qual a razão para se colocar na frente do canhão? Sou incapaz de falar mal de Paloma Bernardi, por respeito a ela como artista. Por respeito a qualquer um que tem mais coragem do que eu de fazer tal coisa, e que ensaia e tenta fazer um bom trabalho. A questão é outra. Com tantos vídeos, virtuais ou não, como não criar modelos, ter parâmetros, e estabelecer uma meta possível de ser alcançada pelo trabalho árduo e pelo estudo?

“Fame” tem dançarinos ótimos, atores ótimos, cantores ótimos, mas não tem nada disso em um único profissional. Ou talvez tenha, mas ele está tão escondido quanto Corina nas entrevistas e material publicitário. O Brasil ainda está engatinhando na produção de bons musicais? Não temos atores preparados para tal empreitada? Ou temos, mas somos reféns das celebridades que pensam que o impulso para ir ao teatro demanda a mesma capacidade cognitiva de sentar em frente à televisão e se deixar envolver?

Corina Sabas e outros bons cantores salvam “Fame” de um fracasso quase fatal. Uma pena, pois poderia não ser assim. Mas se posso encerrar com otimismo, talvez seja o grande case para estudo. Como mudar o rumo das produções nacionais de musicais.

3 comentários:

Anônimo disse...

So there are many virtual airlines that you can choose from
and be their management. Now player can think that why they select
this game. You must, however, practice auto-rotations at the flying field with the help
of an instructor. If you are using your own clubs, clean
it with a wet cloth at least every 2-3 days.
Yes, it may be true, but the training flights are different.


my weblog :: simulator

Anônimo disse...

Located near Statesville North Carolina in the town
of Hiddenite, which is named after the gem found at the mine.
Try and keep all of your tools and items organized in a
neat way. One particular of the primary regions within the mining market in Australia which has observed the fantastic boost
in the employment of ladies is dump trucking.

Anônimo disse...

This makes the mixing phase a lot easier, just put in your concrete and water,
and off you go by the wheelbarrow load. If a hairline crack in concrete has turned into a large
crack, it will need to be cleaned out before the patching and repairing process.
For faster setting concrete,
use less water, for more workability, use more water.