quinta-feira, 31 de maio de 2012

O Corvo. Edgar Allan Poe. Filme Correto.



Crimes mais do que bárbaros norteiam o enredo do filme “O Corvo” (James McTeigue, 2012), que traz John Cusack no papel do escritor, poeta, editor e crítico literário Edgar Allan Poe, personagem central da trama, cujos romances inspiraram um assassino em série. 

Encarregados de capturar o criminoso, Poe e o detetive Emmet Fields, interpretado por Luke Evans, unem força e inteligência para entender a mente do assassino e assim impedir que outros crimes aconteçam, além de resgatar a noiva de Poe, Emily Hamilton, vivida por Alice Eve, sequestrada pelo matador. 

O roteiro correto, típico de um filme de suspense policial, não empolga, mas também não insatisfaz. Com cenas bem amarradas e bem interpretas, principalmente por Luke Evans, o filme deve pela química que não aconteceu entre Cusack e Eve, mesmo o romance não sendo o mote principal, e pela ausência de surpresas – discodam, talvez, os sensíveis a cenas sanguinolentas. Um filme correto e ponto. Vale a pena pela história de Edgar Allan Poe e os traços marcantes de sua personalidade que ficam evidentes na atuação de Cusack. Poe é considerado o precursor do romance policial pelos textos macabros e envoltos por histórias misteriosas.

“O Corvo” é um dos contos mais famosos de Edgard Allan Poe que morreu aos 40 anos, causa nunca descoberta. Sabe-se apenas que foi encontrado em uma praça, sentado, em estado de delírio, como reproduz o filme nas primeiras cenas. É importante, contudo, salientar que o filme retrata uma história completamente ficcional.

Nenhum comentário: