terça-feira, 4 de janeiro de 2011

De Pernas pro Ar. Sexo. Filme. Sexo.


Não sei o que acontece com os homens, mas com as mulheres eu sei. Nenhumazinha sai da sala de cinema livre de uma pulga atrás da orelha. O filme De Pernas pro Ar, estrelado pela talentosíssima Ingrid Guimarães, faz rir e rir muito, mas faz também a mulherada pensar em sua vida pessoal. Tenho certeza que eu não fui a única!

Ingrid, ou melhor, Alice é uma executiva de uma marca de brinquedos. Ela ama o seu trabalho. As primeiras cenas lembram às que abre o filme O Diabo Veste Prada. Ela se veste com esmero, cuidando de cada detalhe. Quando se despede do marido e do filho, seus passos são firmes como os da mulher mais poderosa do mundo. Para não esquecer onde quer chegar, carrega uma revista cuja capa exibe a empresária do ano. A workaholic, contudo, depois de uma série de acontecimentos complicados ligados ao seu casamento – ou ao fim dele – comete uma gafe daquelas imperdoáveis e, claro, é demitida.

Uma das cenas mais interessantes é quando a egocêntrica Alice bate na porta da gostosona Marcela, vivida pela Maria Paula. Moradoras do mesmo edifício, Alice ofende Marcela em palavras, insinua que a vizinha é a real culpada por sua demissão (aqui tem detalhes importantes que se eu contar tira algumas das boas surpresas do filme, então, a descrição ficará incompleta mesmo) e talvez por todo o mau humor que pairou em sua vida. A discussão das duas traz elementos importantes para o cotidiano de, vou arriscar... 90% das mulheres de hoje. Vale muito a pena entender essa parte indo além do que as risadas podem proporcionar.

Alice entra numa crise existencial e Marcela torna-se sua mentora. O que acontece é uma parceria fenomenal que faz do falido sex shop de Marcela um grande sucesso empresarial. O corre corre de Alice nessa nova empreitada traz cenas hilariantes. Ingrid arrebenta e o filme mostra, como disse minha companhia na sala de cinema, que não há mesmo mulher que não desperte desejos, o que há são mulheres mal cuidadas, ou neste caso, despreocupadas com o tal do sexo.

Como em uma era tão desprovida de encanações e tão cheia de informação ainda há tantas mulheres não satisfeitas sexualmente? O que De Pernas pro Ar me fez pensar é que, mesmo em um mundo tão agitado e cheio de possibilidades como o nosso, as mulheres desistem do sexo muito facilmente. Isso é notável não só pela aparência de algumas mulheres, mas também pela ausência de detalhes estimulantes e tão simples como olhar nos olhos, fazer um carinho com charme ou simplesmente ouvir o que um tem para dizer ao outro – reclamações bobas, porém significantes do personagem vivido pelo Bruno Garcia, marido de Alice.

De Pernas pro Ar vale cada segundo. Pela descontração, pelo incentivo à busca do prazer real, pela Ingrid, pela Maria Paula, pelo Bruno bronzeado e pela trilha sonora que diverte tanto quanto conta sobre o cotidiano de qualquer um. A vontade que dá ao sair do cinema – ainda mais se estiver com a companhia certa – é de fazer o melhor sexo da sua vida.

Ouvindo: All The Lover – Kylie Minogue.

Nenhum comentário: