quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Anos 90. As Melhores Músicas. Minhas Músicas.

Hoje acordei meio anos 90. Sei lá por qual motivo. Vontade de voltar a um passado que foi muito bom, talvez. Lembro que era apenas música, música e música. Todos os dias quando eu chegava do colégio me esperavam: coca-cola, meus desenhos de roupas – já metida a fashionista – e meus vinis. Enquanto meus amigos pediam brinquedos de presente, eu pedia discos. E adoro lembrar os primeiros discos que encheram minha alma de alegria e quanto tempo eu passei dentro do estúdio que meu irmão mantinha com sua banda. Foram anos literalmente incríveis. Não pensava muito no futuro. Ou já pensava. Hoje, o meu futuro.

Para não deixar passar em branco esse insight nostálgico, fiz uma listinha básica de músicas que marcaram os anos 90. Começo com Don’t Cry, dos Guns n’ Roses, a banda da minha infância. A minha amiga irmã Silvana Alves namorou o Axl na imaginação. Eu fiquei um tempo com o Duff, baixista da banda.

Que tal Nirvana com Smells Like Teen Spirit? Todo mundo já sacudiu os cabelos ao som dessa música. Era o som dos que entendiam a rebeldia e a queriam a todo o custo, mesmo quando nem havia tantos motivos. Lançada em 1991, ainda é considerada como uma das mais representativas da história do rock. Smells Like Teen Spirit colocou o Nirvana no topo do mundo.

Sim Alive, do Pearl Jam, é “a” música. Eu amei com todo o meu ser o disco Tem, 1991, e sonhava com a cara de mau do Eddie Vedder. A saudosa 89 Fm, a rádio rock, tocou muito esta canção que estourou no mundo inteiro. Primeiro álbum de estúdio do Pearl Jam.

Eu adorava o “au au au au au” metalizado de Man in The Box, do Alice in Chains. Não curti muito o disco todo, mas essa música foi demais. Do comecinho dos anos 90, faz parte do primeiro álbum de estúdio do Alice in Chains chamado Facelift.

Oh! Under the Bridge. Clássica do Red Hot Chili Peppers. Acredito que seja uma das músicas mais significativas da banda. De 1991, faz parte do quinto disco, Blood Sugar Sex Magik.

Tema de uma das minhas paixões, Iris, Goo Goo Dolls, foi única na minha vida. O disco embalou muitos bons momentos. Uma das mais novinhas da lista, foi lançada em 1998, do álbum Dizzy Up The Girl que é todo bom.

Essa música não está entre as que me fizeram feliz, mas lembro dela com carinho porque me remete a um sonho que nutri por muitos anos: trabalhar na MTV. Parte das VJs que amei anunciaram essa música: Wonderwall, Oasis. De 1995, faz parte do álbum What’s The Story Morning Glory.

Os sentimentos gritam ao som de Creep. Desejos, sonhos, medos, tudo se mistura e parece querer explodir. Creep é linda. Umas das mais belas dos 90’s. Do álbum Pablo Honey, de 1993.

I Don’t Want to Miss a Thing, do Aerosmith, também não foi marcante para mim, mas é uma música que fez história. Do longa Armagedon, 1998, levou o Aerosmith ao topo da parada da Billboard Hot 100.

Acredito que ficaria aqui mais algum tempo só relembrando, mas o texto já está enorme. Cito, para finalizar: Fear of The Dark, Iron Maiden; Nothing Else Matters, Metallica (Simplesmente LINDA); Ordinary World, Duran Duran; Mr Jones, Counting Crows e, claro, entre tantas que eu deveria citar, Kiss From a Rose do meu querido Seal.

Minha viagem no tempo rende bons momentos. Garanto!

2 comentários:

Mila Pires disse...

Lilis, ah...viajei contigo! E amei saber das tuas músicas importantes e claaaaaaaaro que pensei nas minhas também!É muito interessante ver como as metamorfoses em nossa vida são tão breves...Tudo aqui passa mesmo! Hoje tens outras músicas, outros desejos...E tudo fazendo parte da tua "colcha de retalhos", da tua vida!
Eu te beijo, sempre...
TE AMO!

Eliana de Castro disse...

Lindo, Mi. Lindo mesmo o que disse. Obrigada sempre pelo apoio e amor. Love.