sábado, 26 de março de 2011

VIPs. Wagner Moura. Mente em Busca de Si Mesmo.

Não sei se VIPs será um sucesso de bilheteria. Quem normalmente determina o sucesso de um filme – penso eu – são os primeiros que vão assistir e repassam para os amigos, amigos de amigos, Blogs e assim vai. É que VIPs tem algumas sutilezas difíceis de serem captadas e um viés que nem todo mundo gosta, a mente do personagem e não o personagem em si.

Wagner Moura arrebenta. Óbvio. Sua imagem prende a atenção e quando se nota o filme já acabou. O ritmo é um pouco lento. Os golpes vividos na vida real por Marcelo Nascimento da Rocha não são todos mostrados. Nem metade deles. Mas isso eu já sabia. Porque tive que fazer uma matéria sobre o filme semana passada para onde eu trabalho, fui para o cinema consciente do que eu ia encontrar, e talvez por isso eu tenha gostado. Então, aos que não leram muito sobre o filme antes de ir, vai a dica:

Os roteiristas Thiago Dottori e Bráulio Mantovani destacaram no personagem sua constante busca por si mesmo, por seu sonho, o que o faz se passar por outras pessoas. Ou seja, o foco está muito mais nos possíveis motivos de Marcelo ter se tornado um mentiroso – e seus dramas e medos – do que em suas histórias inventadas. Quem tiver curiosidade para saber sobre os golpes é melhor recorrer ao livro VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso, de Mariana Caltabiano.

Marcelo Nascimento da Rocha foi preso em 2011 depois de ter se passado por Henrique Constantino, filho do dono da Gol Linhas Aéreas. No Recifolia, Marcelo viveu dias glamurosos na pele do empresário, desfrutando os prazeres de uma vida VIP. Camarotes, belas modelos, amizade com artistas. Sem desembolsar um único centavo, Marcelo teve à disposição jatinho e helicóptero – uma farra que custou cerca de R$ 100 mil. Ao todo, foram 16 identidades adotadas, entre elas guitarrista da banda Engenheiros do Havaii, produtor musical, campeão de jiu-jitsu, policial e até líder de facção criminosa PCC.

Vale a pena assistir, de verdade. E melhor será se tentar entender os mistérios de uma mente em constante busca por um encaixe, por uma aceitação, dos outros e de si mesmo.

Nenhum comentário: