domingo, 12 de junho de 2011

Motown. Passado e futuro. Clássicos para Relembrar.

Dia lindo! Um sol irradia este domingo gelado, tornando mais suportável o outono em São Paulo. Relembrando o outono-inverno de 2008, que para mim, até então, tinha sido o mais cruel em temperatura, resolvi tirar de minha amada estante de CDs a coletânea “Motown – Yesterday, Today, Forever” (Universal, 2008). Em comemoração aos 50 anos da gravadora mais emblemática de todos os tempos, três discos reúnem as vozes dos sonhos – meus, que não vivi esta época – e da realidade de muitas pessoas que a viveram. Jackson 5, Marvin Gaye, Michael Jackson, Diana Ross, The Temptations, Four Tops, The Supreme, Commodores e Steve Wonder são alguns dos nomes.

Enquanto espero queridos amigos para um café da tarde – Simone Sarmento e Rafael Galdêncio – inspiro o aroma do passado. De um tempo que, imagino eu, era dotado de uma magia musical limpa de produções em série e astros óbvios. Quando comprei esta coletânea, lembro que chorei ao ouvi-la pela primeira vez. Naquela noite passei um e-mail apaixonado para o mestre Mad Zoo, produtor musical que eu tanto amo, falando sobre o poder da “dona música”, como ele gosta de falar. Aquela noite foi um dos momentos que lembro ter sido salva pela música. Estava frio como hoje. Meu coração, contudo, foi aquecido com um fogo impossível de ver, mas transformador em seus efeitos.

“Motown – Yesterday, Today, Forever” é um presente. Para relembrar o ontem, viver um hoje mágico e sonhar com um futuro como uma clássica canção: um futuro que nunca passará.

Nenhum comentário: