sábado, 24 de março de 2012

Madonna. Os 10 Maiores Sucessos. Retrospecto. MDNA.

Hoje só quero falar de Madonna. A Rainha do Pop está às vesperas de lançar oficialmente MDNA – disco que já está no ouvido de seus fãs porque ninguém quis esperar – e vale fazer um breve retrospecto de sua carreira. Em mais de três décadas de muita música, Madonna vendeu 300 milhões de discos, lançou 77 singles e 37 viraram hits. As 10 músicas mais fortes de Madonna são:

“Like a Prayer”: lançada em 1989, causou muita polêmica devido ao videoclipe. A canção mescla religião e sexualidade e sustenta um coral gospel belissímo – que não é o mesmo da gravação original, pois os mesmos se recusaram a filmar depois de descobrir o enredo “quente”, cheio de cruzes em chamas.

“Like a Virgin”: o primeiríssimo single do álbum homônimo de 1984 também foi o primeiro a chegar ao Hot 100 da Billboard. A canção é responsável pelo estouro de Madonna. Recentemente, comprei um vinil antigo deste álbum que fica orgulhosamente em meu “Altar do Pop” – nome do meu cantinho de discos e livros.

“Into the Groove”: simplesmente adoro essa música e adoro o filme “Procura-se Susan Desesperadamente” (1985). A música faz parte da trilha sonora.

"Open Your Heart": de 1986, esta canção pura e simples alcançou o coração de todos e é um dos maiores hits de Madonna. Não sei quantos sabem, mas essa música foi originalmente escrita para Cindy Lauper que não quis gravá-la. Perdeu.

“Material Girl”: ah, quem nunca sonhou ser Madonna neste videoclipe? A canção também estabeleceu um estigma em cima da cantora e até hoje é uma expressão bastante usada para descrever as mulheres que não abrem mão dos prazeres da riqueza tão somente.

“Papa Don't Preach”: o sucesso de 1987 causou muita polêmica em torno do assunto “aborto” e Madonna acabou dedicando o hit ao Papa João Paulo II que pediu o boicote da turnê. Perdeu, também.

“Vogue”: para mim, é a música mais emblemática de Madonna. Feita para o filme Dick Tracy, estrelado por Warren Beatty e pela própria Madonna, “Vogue” foi dirigido por nada mais nada menos que David Fincher.

"Take a Bow": uma década depois do primeiro hit, Madonna volta ao número um no Hot 100 da Billboard com essa canção do álbum "Bedtime Stories" (Warner, 1994).

“Hung Up”: eu acho que eu acho o álbum “Confessions on a Dance Floor” (Warner, 2005) o melhor disco de Madonna. É tão difícil afirmar com certeza… Pois, então, “Hung Up” foi a primeira música digital da cantora a ser vendida no iTunes e vendeu, uau, nove milhões de cópias!

“4 Minutes”: ao lado de Timbaland e Justin Timberlake a diva conseguiu a segunda certificação de multi-platina – a primeira foi para “Vogue” – e é o 37º hit de sua carreira.

Do álbum “MDNA” qual é a grande aposta?

Nenhum comentário: