segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Victoria. Herbert Vianna. Intimista. Reminiscências.


Não sei se faz sentido, mas para mim a voz de Herbert Vianna causa a sensação de “estar em casa”. Pode ser por ter crescido ouvindo Paralamas do Sucesso, fortemente influenciada pelo gosto musical do meu irmão, que eu já falei aqui. Não sei exatamente. Só sei que é isso e apesar de reconhecer – não poderia ser diferente – de que ele não é um grande cantor, ainda assim é muito bom ouvir seus discos. “Victoria” (Oi Música, 2012) é um álbum com canções compostas por Herbert, mas gravadas por outros intérpretes como Ana Carolina (Pra Terminar), Daniela Mercury (Só pra Te Mostrar), Maria Bethânia (Quando Você não Está Aqui), Ivete Sangalo (Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim e A Lua Que Eu Te Dei), Zizi Possi (Só Sei Amar Assim) e Paula Toller (Derretendo Satélites).

“Victoria” é o quarto álbum solo de Herbet Vianna e tem aquele climinha gostoso todo intimista. A canção “Penso em Você”, por exemplo, é tão antiga que foi escrita antes do compositor fundar os Paralamas do Sucesso. Ou seja, o álbum é mesmo um daqueles momentos que podemos imaginar como um recorte, como um “abrindo a caixa de fotografias e objetos simbólicos afetivos antigos” para mostrar aos amigos.

Ao ouvir “Victoria” é possível perceber a marca que Herbert Vianna já deixou na história da música brasileira. São tantas as composições de sucesso que nem sabemos todas, vamos por aí, às vezes, reconhecendo-as. No caso, em algum momento será fácil pensar: “não sabia que essa música era dele”. 

Meu conselho antes de ouvir “Victoria” é: ouça-o sem comparações. O clima é outro e, claro, as interpretações são completamente diferentes. Não cabe comparação.

Vale comentar que “Victoria” é o primeiro nome da mulher de Herbert, a inglesa Lucy Needham Vianna, falecida em 2001, no mesmo acidente que o deixou paraplégico.

Nenhum comentário: