quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

6º livro. As Brumas de Avalon - A Grande Rainha.

Como eu contei no final de 2011, em minha lista de promessas de 2012 está o item: ler 40 livros. Resolvi contar um pouco sobre minhas leituras, assim como conto sobre o que ouço e o que leio. Não acho que faça muito sentido voltar desde o primeiro; assim, decidi começar agora, a partir do 6º livro mesmo. Sim! Estou cumprindo direitinho. Estou no 6º livro de minha promessa. E ele foi: “As Brumas de Avalon – A Grande Rainha”.

Comprei a coleção devido a indicação de minha amiga Paula Mariano e de algumas colegas do yôga. Para ser bem honesta, o primeiro livro, “As Brumas de Avalon – A Senhora da Magia”, não me empolgou muito. Achei muito lento e sem emoção. Mas insisti e me surpreendi gostando muito do segundo volume que já tem Arthur como rei e sua esposa Gwenhwyfar se destaca por sua paixão pelo fiel cavaleiro e amigo de Arthur, Lancelote – um personagem encantador mesmo, porque me vi várias vezes pensando nele e cheguei a brincar enquento lia o livro que eu queria um namorado como ele. Não vi os filmes referentes aos livros, então, tenho um Lancelote muito particular em minha imaginação.

Morgana já é uma mulher cheia de sentimentos intensos e complexos, em alguns momentos até duelando entre si. Morgana mulher x Morgana sacerdotisa. É inevitável não reparar neste volume a maneira como a cultura de Avalon vê a mulher e as relações afetivas, principalmente comparando com o cristianismo. Sem sombra de dúvida, é muito melhor ser mulher na cultura de Avalon que não é nenhum pouco depreciativa. Este segundo livro tem um final surpreendente, considerando a postura que Gwenhwyfar adota em toda a narrativa. Mesmo morrendo de sono, não conseguir deixar o livro de lado. Valeu a pena. Ficou uma pergunta para mim: o que eu faria no lugar do Athur?

Nenhum comentário: